[DEIXAI TODA A ESPERANÇA, Ó VÓS QUE ENTRAIS!]
Dante Alighieri, Divina Comédia

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Girassol Verde ( Cópia de email enviado à RDP AFRICA )

Olá amigos bom dia e bom trabalho.

Sou o Fernando Cabral do blog http://dotspixels.blogspot.com. Ouvi os vossos comentários ao meu blog e fiquei muito emocionado. Espero que continuem a visitá-lo pelo menos uma vez por semana.
Mais emocionado fiquei quando leram o poema da Teresinha. A Teresa Cabral é minha filha, vocês na altura tiveram essa dúvida, e como eu penso que isto é apenas um entretém familiar esqueço-me de referir alguns detalhes.
Como todos os Pais do mundo eu também sou um Pai babado, mas reconheço que a Teresa é um ser especial. Incentivada pelas vossas palavras decidiu participar num concurso de poesia a nível da escola. Há dias propôs-me um projecto que para mim é quase um projecto de vida, ou de uma vida.
Comentei cá em casa que a vida fora da cidade de Malange, nomeadamente na Baixa de Cassange estava muito difícil por falta de quase tudo.
A Teresa no dia seguinte propôs-me que organizásse-mos um grupo com o objectivo de dinamizar e angariar fundos para a criação de uma escola e uma enfermaria básica na terra onde eu nasci. No Cambo, Baixa de Cassange, Malange. E juntos temos organizado ideias quanto ao necessário.
Para a sala de aulas o material: cadeiras, mesas, quadro, giz, cadernos, etc; Para a enfermaria temos conversado com enfermeiros para elaborar a lista das coisas.
Em conjunto e como idealizámos tudo a funcionar no mesmo espaço, a energia eléctrica seria suportada por painéis solares, com o respectivo equipamento de gestão e armazenamento de energia, por forma a permitir duas ou três lâmpadas, um micro-ondas e um frigorífico.
Com um micro-ondas temos esterilização e com o frigorífico temos medicamentos, vacinas, etc.
Já agora uma bomba de água eléctrica e quem sabe uma pequenina estação de tratamento de água.
Bem, estamos na fase do projecto, da orçamentação, depois passaremos a fase da constituição legal da "associação", mas em paralelo precisamos de ajuda para chegar às autoridades locais.
Nome já temos: GIRASSOL VERDE.
O resto é o dia-a-dia e a nossa capacidade para colocar tudo a funcionar. Como diz o nosso amigo "quem não se conforma arranja forma".
Já agora e só para terminar, gostaria de fazer um apelo às diracções dos vários canais de televisão: desde que começaram a chegar as primeiras imagens do sismo no Haiti, estas são passadas sem filtrarem a dureza e crueldade das mesmas. Já toda a gente percebeu o que está a acontecer, e o que aconteceu deixa-me sem palavras, deixa-me prostrado. Mas não é passando a toda a hora, repetindo uma e outra vez imagens de cadáveres na rua, e pessoas ensanguentadas que alivia o sofrimento ou informa melhor as pessoas. Ontem fui dar com as minhas duas filhas a chorarem compulsivamente, e fiquei preocupado. Neste caso, já não é uma questão de informação ou de passagem de mensagem. É brutal.
Bem, já vos tomei muito tempo.
Para todos um abraço.
E talvez um dia destes a Teresinha vos bata à porta para falarmos do Girassol Verde.
Bom fim de semana Ana e João.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Pai babado........Olá Teresinha força !Continua a escrever poemas, são lindos ! GIRASSOL VERDE é um projecto lindo, vamos trabalhar nisso se eu puder ajudar estou aqui.Quanto às notícias que nos chegam do HAITI é constrangedora e acontece que é quase sempre na hora de almoço e jantar, mas durante todo o dia é o mesmo - CHEGA.
BEIJOCAS . Guida

aninhas disse...

boa tarde
aguardo ajudar nesse projecto ja falado anteriourmente
deia noticias

aninhas disse...

Ficaria muito feliz por poder ajudar a teresinha nesse projecto.

Anónimo disse...

Ola. Desde já apoiamos esse projecto da Teresinha. Vamos tambem tentar passar esta mensagem aos motards do País. Abraços do motorato.